RELAÇÕES SENTIMENTAS x RELAÇÕES FÍSICAS

09-10-2010 00:29

Essa é a guerra plantada pela mídia e formadores de opinião. De qual lado estão eles e nós?

O matrimônio é uma instituição sagrada. São laços que unem duas pessoas buscando uma vida conjunta e a constituição da família. O casamento é uma união e, de certa forma, fazemos como nossos pais e ancestrais dando continuidade e estabelecendo profundas raízes sentimentais como amor, carinho, proteção que são fundamentos básicos à família.

O sexo faz parte do relacionamento, sendo um momento de concretização do amor que sentimos pelo companheiro. Existem inúmeras maneiras também importantes de demonstrarmos o amor e afeição. Seja por meio do carinho, proteção, do querer e fazer o bem ao companheiro. O sexo sem dúvidas aproxima não só no plano físico como na ligação sentimental e espiritual.

É importante notarmos como o sexo é tratado nos dias de hoje pela mídia que compreendem os veículos de informação mais populares como a televisão e revistas. Novelas, filmes, entre outros, banalizam e vulgarizam o sexo. Não é apenas em cenas explícitas que aparecem os atos sexuais, mas são sugeridos frequentemente pelos diálogos entre as personagens.

Não temos dúvida que o sexo sempre foi e será acessível pelos meios de comunicação, sejam livros, discos, rádio ou a internet, mas tem de ocupar um lugar restrito e até obscuro. Não estando sobre livre acesso de crianças e jovens por exemplo. Sem contar que a relação sexual não deve ser supervalorizada e sim tratada como um complemento do amor que sentimos pelo outro.

Muito rotineiramente se fala de sexo e pouco se fala do valor da família. Ás vezes são travadas verdadeiras guerras aos valores familiares demonstradas em personagens corretos que sempre são alvos fáceis de não “se darem bem na vida”, enquanto os que não dão importância pra qualquer valor quase sempre são bem sucedidos sem esforço.

Não é o que demonstram as estatísticas das clínicas psicológicas, onde são receitados remédios para preencher a sensação de vazio existente nas pessoas que é condicionado muitas vezes pela falta de valores. Essa falta de importância delegada e até a posição contrária aos valores da família infelizmente é comum no ocidente e é levado como carro chefe pelos atores e atrizes holliwoodianas, exemplos de pessoas que valorizam muito mais uma vida regrada de prazeres e bens materiais do que desenvolver o lado espiritual.

Devemos ter o sexo assim como prazeres físicos, como proporcionado por uma boa refeição, como um complemento de nossa felicidade, mas não podem compor o todo. Disse Jesus: do pão não necessitamos mas somente de sua palavra como alimento. Devemos desenvolver nosso lado espiritual, assim como aceitarmos o bem que os prazeres físicos nos proporcionam mas sem valorizá-los ou darmos maior papel do que lhes cabe em nossas vidas. Ou, seja, não é uma guerra mas uma convivência em harmonia desses fatores.